Split Inverter ou Convencional: Qual a diferença?

Mas afinal, por que o ar condicionado do tipo inverter se tornou um produto altamente procurado no mercado de refrigeração?

Você já deve ter se feito essa pergunta, né? Nas redes sociais da Norte, por exemplo, o público sempre quer saber se os modelos de Split que anunciamos são inverter ou convencionais. E você, conhece as diferenças entre eles? Fique por dentro.

Ar Condicionado Convencional

Para ilustrar de maneira simples e fugir dos termos técnicos, imagine que o compressor de um ar condicionado convencional precise ligar e desligar, o tempo inteiro, para manter a temperatura desejada.

Dessa forma, quando a temperatura começa a cair além do desejado o compressor para, e quando ela começa a subir o compressor é acionado novamente.

Dessa forma, existe um maior desgaste do motor, maiores níveis de ruído e picos de voltagem que puxam mais energia e é nesse ponto que o ar condicionado do tipo inverter se destaca, podendo trazer uma economia no consumo de energia de até 60%. Veja como isso ocorre:

Ar Condicionado Inverter

No sistema inverter o compressor apenas varia a rotação, sem que seja preciso desligar. Dessa forma, manter a temperatura desejada acontece de maneira constante, sem picos de voltagem.

Em outras palavras, o compressor do split inverter funciona com uma frequência mais homogênea, sem os picos de voltagem típicos dos aparelhos convencionais.

Mas ainda tem mais: além do fator economia que, por si só, já é um grande diferencial, principalmente em regiões quentes, como as cidades do Norte do país, os aparelhos com sistema inverter também são capazes de chegar às temperaturas desejadas com mais rapidez do que os aparelhos convencionais.

Uma outra grande vantagem é quanto ao jato de ar frio. Você já teve que trocar de lugar em um ambiente, quando estava de frente para o evaporador de ar? Quem nunca, né? Pois é, dificilmente você sentirá esse desconforto com um aparelho inverter.

Isso ocorre porque nos condicionadores de ar convencionais o jato de ar é mais intenso, já no inverter o jato é bem mais suave e constante, espalhando o ar frio de forma mais homogênea e menos direcionada, tornando a qualidade da refrigeração superior.

Todo Split Inverter utiliza gás refrigerante R-410, inofensivo ao meio ambiente.

Calma! As Vantagens Ainda Não Acabaram

E não é só a qualidade da refrigeração que é superior nos aparelhos com sistema inverter, mas o próprio ar no ambiente melhora, já que os seus filtros de íons negativos retiram de suspensão sujeiras e odores desagradáveis. Incrível, não é?

Inverter é sinônimo de mais economia, conforto e saúde para você e sua família, também. Ah! E como o mercado caminha na direção de práticas cada vez mais sustentáveis, os sistemas inverter já estão ajustados a essa nova demanda: todo split inverter utiliza gás refrigerante ecológico R-410, inofensivo ao meio ambiente – é um produto com forte diferencial Eco Friendly. A mãe natureza também agradece.

E então, é para virar fã dessa nova tecnologia, não é mesmo? Nós aqui da Norte já somos, de carteirinha, por isso incluímos em nosso portfólio marcas consagradas no mercado que fabricam uma infinidade de modelos inverter para que você possa escolher o mais apropriado às suas demandas, nas versões:

Split de Parede
Split de Teto
Split Cassete

Vale ressaltar também que marcas como a Springer Midea vêm criando diferenciais para a sua linha inverter.

É o caso dos modelos com suporte para Kit Wi-fi, um dispositivo capaz de conectar o seu aparelho à rede Wi-Fi da sua casa ou empresa, possibilitando que todas as suas funções sejam controladas à distância através de smartphones ou tablets.

Parece que, em se tratando de conforto, economia e saúde, o sistema inverter veio para transformar o mercado, não é mesmo?

Em todo caso, a escolha entre um aparelho convencional e um modelo inverter deve considerar onde e em que circunstâncias o produto será utilizado.

Avalie as variáveis com bom senso e decida com objetividade pelo produto com melhor custo-benefício para sua casa ou empresa.

2 comentários em “Split Inverter ou Convencional: Qual a diferença?”

  1. Bom dia, já q vcs estão colocando a split inverter mas consistente no mercado, vcs tbm podiam colocar um curso de estalacao e manutenção de inverter para nós técnicos trabalhar em parceria com vcs, fica a dica

    Responder

Deixe um comentário