É comum encontrar o Selo Procel na maioria dos eletrodomésticos mas, geralmente, muitas pessoas não sabem explicar para que ele serve.
De forma resumida, o principal objetivo do Selo Procel é ajudar a economizar energia. Assim, para esclarecer as informações sobre ele e como isso pode te ajudar a economizar cada vez mais, ensinamos você a interpretar esses dados corretamente. Confira!
O que é o Selo Procel?
Os selos Procel são desenvolvidos pelo Programa Nacional de Proteção Elétrica-PROCEL, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e faz a seleção dos aparelhos e equipamentos disponíveis no mercado.
Esse selo é um importante aliado do consumidor em muitos aspectos: por exemplo, incentiva a fabricação e comercialização de produtos cada vez mais eficientes e econômicos, ao mesmo tempo que diminui o impacto no meio ambiente. Da mesma forma, ele ajuda o consumidor a encontrar o aparelho mais eficaz em cada categoria, para assim usar o mínimo de energia.
Qual a importância do Selo Procel?
A etiqueta do Selo Procel aparece sempre que buscamos por novos produtos, como geladeiras ou máquinas de lavar. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é quais informações esse tipo de selo vai nos transmitir e como podemos usá-lo para economizar energia.
O lacre da etiqueta contém todas as informações necessárias para entender o consumo de energia do equipamento, por exemplo marca, modelo, valor do consumo de energia ou eficiência energética (%) e algumas especificações técnicas que podem variar, dependendo do tipo de produto.
Dados
A etiqueta começa com o tipo de dispositivo, marca do fabricante, modelo e tensão (110v ou 220v). Mas os campos mais importantes são os que ficam logo abaixo.
As letras A a G representam a eficiência energética, com a letra A sendo a mais eficiente e G, a menos. Para aparelhos de refrigeração, a classificação também inclui as letras A+ e A++ (o nível de eficiência energética mais alto).
É possível estimar o consumo de energia com base no consumo médio dos aparelhos no mês (kWh / mês), pois este pode ser um fator decisivo de compra.
O consumo médio de kWh depende dos seus hábitos de uso. O cálculo é o seguinte: multiplique a potência do dispositivo pelo número de horas de uso de cada mês e, em seguida, multiplique pelo número de dias de uso de cada mês. Por último, divida o resultado por 1.000 para obter a estimativa de kWh consumidos por mês.
O consumo de quilowatt / hora vem detalhado na conta de luz emitida pela concessionária de sua área, assim é possível determinar o valor do consumo mensal.
Vale ressaltar que alguns valores serão diferentes dos valores calculados para aparelhos ligados e desligados com frequência.
Agora que você entende como funciona o Selo Procel, fique atento para não errar na hora de ler as informações.
Visite nosso site e confira nossos produtos. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente no Whatsapp.