NR-12: a norma que tornou seu negócio mais seguro

Norma NR-12

Não basta apenas saber qual a potência da sua máquina, tampouco em que tensão ela trabalha: é preciso conhecer a fundo todas as informações dela. Para garantir a segurança na indústria, o governo lançou, em 1978, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora 12 (NR-12).

Neste artigo, explicaremos a fundo do que se trata esta norma e como ela é importante para garantir a segurança de seu negócio.

O que é a NR-12?

Trata-se de uma das normas mais importantes para a indústria nacional, uma vez que ela determina diversos parâmetros e obrigações aos fabricantes de equipamentos, que são essenciais à segurança.

É importante comentar que a NR-12 sofreu alterações recentes, mais precisamente no dia 30 de julho de 2019, conforme Portaria N. 916 do Ministério da Economia. Um dos focos da alteração está na maior atenção em explicar princípios de segurança, com o intuito de evitar acidentes.

Sendo assim, os principais objetivos da norma são:

a) Garantir a segurança de todos os profissionais que fazem uso dos equipamentos e determinar padrões de organização para que tudo corra em segurança na rotina de trabalho;

b) Traçar parâmetros que garantam condições adequadas de trabalho, principalmente no uso de equipamentos pesados e perigosos;

c) Disponibilizar no mercado apenas equipamentos garantidamente seguros às empresas.

Procedimentos de segurança

Nenhum ambiente de trabalho está imune a falhas e acidentes. Portanto, é de responsabilidade não só dos empregadores, como também dos empregados, garantir que todos os procedimentos sejam rigorosamente respeitados.

Ilustração de funcionários de uma fábrica ou indústria

Por certo, grande parte dos acidentes ocorrem por conta de quatro regras básicas que são muitas vezes ignoradas:

a) Avisar aos colegas que realizará algum procedimento em certo equipamento;

b) Informar aos colegas os casos de pane ou demais problemas;

c) Desligar as máquinas;

d) Desligar as máquinas de forma errada (corte de energia brusco).

Os dois últimos casos podem não só causar os mais diversos acidentes às pessoas, como também defeitos nas máquinas, podendo gerar até perda total do produto. Portanto, é necessário seguir à risca todos os protocolos de segurança e o manual do fabricante de cada equipamento.

Como seguir a NR-12?

Seguir as exigências da NR-12 é fundamental para evitar a autuação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Para tanto, é preciso manter alguns documentos sempre atualizados.

Um deles é o inventário de máquinas, que contém todas as informações referentes a elas (identificação, modelo, descrição geral, tempo de operação, número de funcionários necessários para operação, etc.).

Há também o documento de planta baixa, o qual determina o local e a distância exata em que um equipamento precisa estar distante do outro.

Por fim, há o documento de análise de risco, de longe o mais importante de todos. Ele explica, em detalhes, os riscos envolvidos na operação de cada equipamento presente na indústria. É por meio dele que se cria e executa as medidas preventivas de segurança.

Existem vários outros documentos e protocolos a se seguir. No entanto, separamos os principais para que a sua empresa não seja vítima de acidentes e multas pesadas. Da mesma forma, confira também o nosso conteúdo sobre a norma NR-6 que trata de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de várias profissões. Entenda como essa norma surgiu e entenda como ela é importante para minimizar os riscos de acidentes em trabalhos de maior risco.

O primeiro passo para atender a NR-12 é adquirir equipamentos de qualidade. Por isso, acesse o nosso site para conferir nossos produtos.

Visitar site

E se quiser falar com o nosso time e tirar dúvidas, entre em contato pelo nosso WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe