Uma das maneiras de começar a trabalhar com delivery e não precisar investir em site, atendimento pelo WhatsApp, nem um aplicativo próprio, é cadastrando o restaurante ou mercado no iFood. Considerado o maior foodtech da América Latina, o sistema de vendas online e de entregas em casa não para de crescer.
O cadastro é simples e pode se tornar uma boa alternativa para quem quer impulsionar as vendas. Afinal, o app tem milhares de pessoas cadastradas, que pedem refeições nele todos os dias. Por isso, destrinchamos o processo em apenas 5 passos simples, para você não perder mais tempo e turbinar suas vendas.
Passo 1: cadastre no site do iFood
Em primeiro lugar, você tem que se cadastrar no site oficial. Para isso, acesse o site de parceiros e selecione “sou restaurante” ou “sou mercado”, logo no centro da página.
Posteriormente, você vai precisar preencher um formulário online, no qual deverá informar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo do dono do estabelecimento comercial;
- E-mail;
- Número de celular.
Com tudo preenchido corretamente, clique em “Começar o cadastro”. Assim, uma nova página será aberta.
Passo 2: cadastre o seu restaurante
Uma vez que o seu cadastro pessoal já esteja feito, é hora de cadastrar o seu restaurante no iFood. Será preciso informar:
- CNPJ;
- Razão Social;
- Nome da loja (esse é o nome que aparecerá no aplicativo);
- Telefone da loja;
- CEP;
- Cidade;
- Estado;
- Bairro;
- Endereço;
- Número;
- Complemento (opcional);
- Especialidade da loja (há uma lista de opções);
- Informar se o restaurante possui serviço de entrega ou não.
Passo 3: construa a sua imagem
Em seguida, você vai precisar construir a sua imagem dentro do app do iFood. Para isso, será preciso informar o que você vai vender, o horário de atendimento, quanto tempo precisa para entregar o pedido, entre outros.
Também é nessa etapa do cadastro que você vai informar os valores dos pratos vendidos por seu restaurante e completar o cardápio. Esse é um procedimento muito importante, pois é por meio dessas informações que as pessoas poderão ter acesso ao que você vende. Dessa forma, é indicado caprichar na descrição dos pratos e nas fotos colocadas. Lembre-se de que é preciso oferecer algo atrativo e, ao mesmo tempo, real.
Passo 4: decida quando quer começar a receber os pedidos
Com tudo pronto, é hora de decidir quando você quer começar a atender pelo iFood. Claro que o seu cadastro passará por uma breve análise, mas isso costuma ser rápido.
Contudo, a vantagem de poder agendar uma data de atendimento é que você pode se programar. É possível se cadastrar agora e começar a receber pedidos pelo app do iFood na semana que vem, por exemplo.
Passo 5: iFood básico x iFood entrega
Outra escolha que você terá que fazer é o plano mais vantajoso para o seu caso. Atualmente, o iFood não está cobrando mensalidade no primeiro mês, mas mesmo assim, é preciso escolher entre um dos planos.
No Básico, o próprio estabelecimento é responsável pela entrega dos pedidos, ou seja, você vende pelo iFood e o motoboy do seu restaurante deve levar o alimento comprado até o cliente. Neste caso, o valor da mensalidade é de R$ 100, além de taxa de 12% do valor do pedido e de 3,5% quando o cliente fizer o pagamento pelo aplicativo.
Já no plano Entrega, a mensalidade é de R$ 130, mais a taxa de 23% sobre o valor dos pedidos e de 3,5% para pedidos pagos pelo aplicativo. A facilidade, nesse caso, é que a entrega do pedido é gerenciada pelo iFood. Entretanto, este plano ainda não está disponível em todo o Brasil. Dessa forma, você pode conferir a disponibilidade dele na sua cidade após cadastrar o endereço do seu negócio.
Além disso, tenha em mente que, em ambos os planos, a mensalidade só é cobrada se seu restaurante faturar mais de R$1.800,00 no mês.
Precisa equipar o seu restaurante? Estamos prontos para atendê-lo. Entre em contato com a gente e conheça nosso site ou converse conosco pelo WhatsApp! Aproveite e confira mais dicas para alavancar seu negócio.