Fluxo de caixa: a montanha russa por trás dos negócios

O fluxo de caixa é a ferramenta responsável por ajudar sua empresa a gerir suas finanças. Por isso, é importante controlá-lo diariamente, bem como mantê-lo atualizado, para que dessa forma sua empresa tenha uma boa saúde financeira.

Com a ciência, no entanto, que muitos gestores têm dificuldade em planejar o fluxo de caixa, elaboramos este conteúdo para trazer algumas dicas. Até o final deste post, você saberá como organizar e controlar essa ferramenta. Veja:

1. Saiba quanto é o saldo inicial do caixa de sua empresa

Pessoas fazendo contas com calculadora e papel

Em primeiro lugar, é necessário saber quanto a sua empresa possui em caixa. Normalmente, essa tarefa é um desafio quando a organização não tem um caixa organizado.

Não basta apenas saber o saldo inicial do caixa de sua empresa. É preciso também definir o período de seu fluxo de caixa. Geralmente, as empresas optam por um fluxo de caixa com período de tempo mensal ou trimestral. É com base nesse período que você poderá controlar melhor os lançamentos feitos e analisar a demonstração do caixa.

2. Saiba quais são as receitas e despesas de seu negócio

Tabela de receitas e despesas com caneta e calculadora

O segundo passo é identificar as receitas e despesas de seu negócio. Essa é uma tarefa complexa e que exige esforço de sua parte para mapear todas as suas receitas e despesas

Alguns exemplos de receitas que podemos destacar para facilitar o processo de planejamento financeiro de seu caixa são: pagamento dos clientes, investimentos, doações etc.

Por outro lado, as despesas são, a título de exemplo: pagamento de água, luz e internet; pagamento a fornecedores e funcionários; pagamento de empréstimo bancário etc.

Tendo uma visão ampla do fluxo de caixa de sua empresa, você pode trabalhar no sentido de não se esquecer dos prazos de pagamentos. Caso isso aconteça, saiba que seu estabelecimento pagará juros, multa e outros valores previstos em contrato.

Ilustração de fluxo de caixa

3. Organize suas receitas e despesas

Em seguida, você deve organizar suas receitas e despesas por categorias. Isso, sem dúvida, facilitará a análise de cada categoria, de maneira que assim você possa tomar decisões mais rápidas em seu dia-a-dia.

Por exemplo, o pagamento de luz, água e internet faz parte da categoria de “despesas fixas”. Já o pagamento de empréstimos pode fazer parte de “despesa temporária”. Afinal, um dia sua empresa deixará de dever ao banco.

4. Registre as transações do seu fluxo de caixa

Por fim, registre as transações do seu fluxo de caixa. É importante registrar qualquer que seja o lançamento de “receita ou despesa”, pois assim fica mais fácil controlar seu financeiro, sabendo, por exemplo, para onde foi o valor X ou de quem veio o valor Y.

É importante destacar que tudo isso deve ser feito dentro do tempo escolhido para gerenciar o fluxo de caixa, no caso, mensal ou trimestral.

Gráfico de receitas e despesas para fluxo de caixa

Em síntese, é importante planejar e gerir adequadamente o fluxo de caixa do seu estabelecimento, para assim preservar sua saúde financeira. Dessa forma, após conferir nossas dicas, comece a organizar seu fluxo de caixa hoje mesmo.

Saiba que essa não é a única dica que temos para seu negócio em nosso blog. Não deixe de ver outros artigos que vão ajudar você a turbinar seu empreendimento. E claro, conte com a Norte Refrigeração para ter os melhores equipamentos comerciais do mercado, é só acessar o nosso site ou chamar a gente no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe