Cooktop: Conheça as principais vantagens

Decidir quais eletrodomésticos adquirir para a casa é um processo que exige cuidado, tempo e paciência. Se o objetivo é repaginar a cozinha, ou iniciar o cômodo do zero já com o que há de melhor no mercado, é importante analisar as vantagens e desvantagens do fogão convencional.

Uma das maiores tendências em cozinha, atualmente, é o fogão cooktop. Prático e sofisticado, o eletrodoméstico também faz parte da decoração do ambiente. Veja abaixo quais são os principais benefícios de trocar o fogão convencional pelo moderno cooktop.

1. Limpeza fácil

Menor e mais compacto que os fornos comuns, o fogão cooktop não necessita de tanta manutenção e limpeza como os outros. Por conter menos partes internas e externas, muitas pessoas optam pela higienização com um pano úmido e algumas gotas de detergente. Por esse motivo, é comum que seu uso seja adaptado para varandas gourmet e churrasqueiras externas.

2. Praticidade e eficiência

Seu funcionamento, diferente do forno convencional, é elétrico. Assim, o calor é recebido pelo alimento, sem que haja influência direta de fogo e chama. O forno elétrico prepara e assa os alimentos por igual, já que sua temperatura é distribuída uniformemente pelos cantos do forno.

Além disso, alguns modelos possibilitam a escolha de tempo que o alimento ficará no forno. Isso evita que o forno seja aberto constantemente, para verificar se já está no ponto correto. Ao final do tempo programado, o forno é desligado de forma automática, evitando acidentes.

3. Modelos e variedades

Os fornos convencionais seguem, basicamente, a mesma estrutura em seu design. Com isso, a decoração da cozinha fica comprometida e a criatividade nem sempre tem lugar. Para quem escolhe cooktops, o cenário é muito diferente.

A quantidade de produtos disponíveis no mercado tende a aumentar, trazendo tecnologias cada vez mais úteis para o dia a dia na cozinha. Existem diversas opções em cores e acabamentos diferentes, além de funcionalidades novas e modernas. Alguns são:

• Bancada: no modelo bancada, o mais tradicional, o cooktop é posicionado na pia ou mesa auxiliar da cozinha;

• Embutidos: os embutidos conferem mais liberdade na decoração da cozinha, possibilitando a criação de nichos para organizar alimentos e compor o visual do cooktop.

4. Temperatura exata

É comum que certas receitas solicitem temperaturas exatas para seu preparo. O forno convencional nem sempre oferece a opção, e a receita é, muitas vezes, comprometida. O forno elétrico, além de não necessitar de pré-aquecimento, fornece a temperatura precisa para a cocção de qualquer alimento ou receita.

Além de poder monitorar passo a passo do que ocorre durante o preparo, visualizando os graus marcados no visor, o forno elétrico mantém o calor por mais tempo. Ou seja, os alimentos continuam aquecidos, mesmo depois de desligado.

5. Manutenção técnica

Por ser menor e mais prático, é raro necessitar de manutenção técnica com frequência. O fogão convencional, por sua vez, possui mais peças e estrutura maior. Por isso, é comum que apresente mais defeitos que o fogão cooktop. Assim, a rotina se torna mais fácil e eficiente, sem a preocupação de visitas técnicas e consertos.

Deixe um comentário