Quando alguém decide abrir um restaurante, já tem em mente o salão cheio com clientes satisfeitos e aguardando para fazer o próximo pedido. No entanto, na realidade, o sucesso é o conjunto de inúmeros fatores, até mesmo psicológicos. O layout de um restaurante é um dos temas que pode ser a diferença entre o sucesso e a falha. Afinal, é preciso que o salão reúna características como o aconchego, conforto, mas também, a funcionalidade para o estabelecimento.
Assim, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda como otimizar o layout de um restaurante. Confira!
#1 Conheça a si mesmo
É essencial que um restaurante possua uma identidade, seja ele temático ou não. É preciso que o cliente observe o estabelecimento e rapidamente compreenda o que vai encontrar. Por mais que muitos ignorem, isso passa pelo layout.
Por exemplo, um restaurante que se inspira nos anos 1980, é quase uma obrigação ter mesas e cadeiras coladas à parede. Afinal, esse é um marcador de época. Agora, um do estilo fine dining não irá instalar esse tipo de mesa.
#2 Compreenda o espaço
Não há regras imutáveis ou legislações específicas sobre o tamanho de um salão. No entanto, profissionais recomendam que o salão ocupe entre 60% e 70% do tamanho total do estabelecimento, e 3 metros quadrados por cliente.
Essas sugestões não dependem do formato ou da localização, mas da tipologia do restaurante. Um estabelecimento que promove happy hour pode retirar mesas para os clientes circularem, ou ampliar para caber mais pessoas. Tudo depende dos objetivos.
#3 Pense no fluxo diário
O principal ponto para se estruturar um layout é pensar no fluxo de trabalho. Mesas fora de ordem podem fazer parte da temática do restaurante, no entanto prejudicam a numeração e controle de clientes.
Os garçons precisam saber com propriedade qual mesa recebe o pedido e onde levar a conta ao final do serviço, independente de quem seja o responsável. Dessa maneira, o fluxo deve ser o mais fácil e fluido possível.
Imagine o seu colaborador levando um vinho para a mesa na ponta do salão, precisando desviar de outros clientes que se levantam, cadeiras muito próximas umas das outras, ou andando de forma errática pois não há um caminho claro e certeiro até o objetivo.
Os garçons são os maiores beneficiados desse planejamento consciente, dessa maneira, podem evitar cometer erros que prejudicam a imagem da marca.
#4 Tamanho de mesa e cadeira
Esses itens precisam promover conforto ao cliente, mas não serem excessivamente grandes, para que o espaço seja bem aproveitado. Recomenda-se que para cada pessoa, haja no mínimo 40 cm de mesa à frente, onde cabe o prato, talheres e outros objetos.
A mesa Tramontina é produzida tendo essas sugestões como base, garantindo o conforto e a assertividade no layout do salão. Da mesma forma, a cadeira Tramontina é um complemento ideal.
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