Coifa x Depurador de ar: conheça a diferença

Coifa x depurador de ar

Coifa e depurador de ar são termos estranhos para você? Pois saiba que está perdendo a chance de ter ótimos aliados na cozinha. Se você não conhece muito bem esses equipamentos e para que eles servem, está na hora de tirar suas dúvidas para que você não perca mais tempo e adquira logo um dos dois para sua cozinha.

Apesar de terem funções bem parecidas, a coifa e o depurador de ar atendem a necessidades diferentes. Mas para começar, vamos explicar como cada um funciona.

Como funciona a coifa?

Cozinha com coifa / depurador

Sabe aquele cheiro forte de fritura e fumaça que fica impregnado no ar quando alguém está cozinhando? A coifa tem o objetivo de evitar essa sensação desagradável, pois tira da cozinha todo esse ar carregado e joga para fora do ambiente.

Assim, a coifa elimina todo o cheiro, vapor e gordura, que podem ser bem ruins para quem respira. Para isso, a cozinha precisa ter uma saída de ar, para que a coifa possa mandar todos os resíduos para o lado de fora.

Como funciona o depurador?

Cozinha com depurador de ar

A principal diferença em relação à coifa é que o depurador não precisa de uma saída de ar para o ambiente externo. Este aparelho suga o ar, filtra toda a gordura e odores e devolve o ar limpo à cozinha.

Por ser um equipamento mais simples, é menos potente e mais barato do que a coifa. Porém, um depurador requer mais manutenção, pois a gordura fica retida nos filtros. Para que funcione corretamente, é necessário fazer a limpeza do aparelho e a troca dos filtros regularmente.

Quais os tipos de coifa?

Para ilustrar melhor, a coifa tem o formato bem parecido ao de uma chaminé instalada logo acima do fogão, cooktop ou chapa. Elas conseguem se ajustar a todos os formatos de cozinha e podem ser de dois tipos:

Ilha: Esse modelo é indicado para aquelas ilhas centrais no meio da cozinha, ao estilo americano;

Parede: Essa é a coifa mais comum e, como o próprio nome diz, é fixada na parede. Esse tipo ainda pode ser embutido no armário para se integrar à decoração.

Qual escolher?

Isso vai depender muito do espaço e de quanto você pretende investir. Depurador é ideal para lugares menores, onde não é possível instalar um tubo exaustor para o exterior, como alguns apartamentos, por exemplo.

Justamente por isso, a instalação é bem mais simples e seu preço é bem mais acessível. Além disso, se você não tem um volume muito grande na cozinha, esse aparelho pode servir muito bem.

A coifa necessita de mais planejamento para a instalação e tem um preço superior, mas é um equipamento mais potente e muito eficiente para deixar o ambiente livre de cheiro e gordura. Outra vantagem é que a coifa pode se adaptar melhor a cozinhas diferentes.

Agora que você já sabe a diferença entre a coifa e o depurador, consulte um de nossos especialistas pelo nosso WhatsApp e veja a melhor opção para a sua cozinha. Não deixe de conferir os outros conteúdos para sua casa.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe