Poucas coisas na vida deixam as pessoas tão felizes quanto provar uma comida bem feita. Por isso, cada vez mais a indústria cria equipamentos para facilitar a vida de quem trabalha nesse setor. Um exemplo disso é o cilindro para massas.
Cilindro para massas sovador
Os cilindros sovadores são um tipo de equipamento produzido para, como o próprio nome diz, sovar alguns tipos de massas, sobretudo aquelas de padaria.
Ele tem a capacidade de homogeneizar e suavizar as massas, por meio de um processo que remove o ar que fica aprisionado dentro delas durante o processo de amassar.
A remoção de ar da massa é realizada por meio do cilindro. Ele tem dois rolos grandes e sobrepostos entre si. O espaço entre eles fica no controle do operador do equipamento. É nesses cilindros que a massa é colocada para ser sovada ou, como também é chamada, cilindrada.
Cada massa necessita de uma determinada quantidade de repetições de sova, de tal forma que isso se define pelas particularidades de cada uma. Sendo assim, o operador precisa ficar atento para que o resultado esteja correto.
Cilindro para massas laminador
Enquanto isso, o cilindro laminador é usado para fazer massas como nhoque, espaguete, folhados, pastéis, ravióli etc. O uso desse equipamento requer maior cuidado, para que se mantenham as características de cada massa, sem desperdício e sem precisar refazer o trabalho.
No mercado existem modelos que processam de 30 Kg até 150 Kg de massa por hora. Ou seja, na hora de escolher um cilindro, tudo vai depender da demanda. Além disso, existem dois modelos deste aparelho: o calibrador e o conjugado.
Cilindro laminador calibrador
O cilindro calibrador se parece com o sovador, no sentido de que usa dois cilindros, regulados por quem o opera para que se atinja a espessura ideal. Além disso, o calibrador vem com alguns acessórios, como o módulo enrolador, que adiciona um filme plástico ao produto final.
Cilindro laminador conjugado
Já o cilindro conjugado é ideal para quem busca maior produtividade, já que ele tem uma esteira que tem como função laminar e sovar diferentes tipos de massas. A diferença dele para o calibrador é que o conjugado possui três pares de cilindros em sequência.
A esteira permite que, ao final do processo de produção, a massa volte ao primeiro cilindro para que possa ser laminada novamente. Tudo de forma automatizada.
Agora que você já sabe a diferença entre os cilindros para massas, visite o nosso site para conhecer nossos produtos e escolher o seu. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso WhatsApp.