Cabos de madeira x cabos em policarbonato: saiba as vantagens de cada tipo

Você já considerou que os cabos dos utensílios de cozinha são partes muito importantes e podem interferir na durabilidade e qualidade deles?

Veja quais são as vantagens de ter utensílios com cabo de madeira ou com cabo em policarbonato. Cada um possui os seus pontos positivos e negativos que precisam ser considerados na hora da compra.

Cabo de Madeira

A madeira se caracteriza por seu visual clássico e rústico. Além de que pode ter uma vida útil maior que outros materiais.

Vantagens

A princípio, os cabos de madeira não costumam conduzir o calor facilmente, podendo ser usados por longos períodos e a temperaturas bastante altas.

São ideais para receitas mais demoradas, nas quais é necessário mexer frequentemente.

Além disso, eles tendem a durar mais do que outros materiais, já que são mais resistentes. Inclusive, podem aguentar comidas espessas sem dobrar ou quebrar.

Ainda por cima, são menos prejudiciais ao meio ambiente quando são descartados, já que são feitos de material orgânico, o qual é fácil de ser decomposto na natureza.

Desvantagens

No entanto, a madeira tende a acumular muitas bactérias e impurezas.

Para evitar riscos à saúde e eliminar o acúmulo de microrganismos, é preciso lavar o cabo de madeira de um jeito específico:

1. Misture 2 colheres de água sanitária com 2 xícaras de água quente e 1 colher de bicarbonato de sódio.

2. Deixe a parte de madeira de molho por 20 minutos.

3. Enxágue bem para que não reste nenhum resíduo da solução.

4. Deixe secar bem ao ar livre antes de guardar.

Apesar de conseguir ser possível a desinfecção, é um processo demorado e chato, além do mais porque a madeira demora muito para ficar completamente seca.

Cabos de Policarbonato

O policarbonato é um polímero de cadeia longa, ou seja, um plástico. Ele faz parte de um grupo chamado de termoplástico, devido a que se torna viscoso e fica fácil de ser moldado quando atinge certa temperatura.

É difícil que atinja uma temperatura tão alta dentro da cozinha, mas mesmo assim é um risco que existe.

Vantagens

Ao contrário do cabo de madeira, o cabo de policarbonato é mais higiênico e não acumula bactérias, sendo mais fácil de lavar e mais seguro para a saúde nesse aspecto.

Ainda mais, assim como a madeira, o policarbonato não conduz bem o calor e é usado como isolante térmico.

Desvantagens

Por outro lado, o cabo de policarbonato pode derreter por causa do calor intenso do fogo. Por isso, não pode ser usado perto do fogão por muito tempo. Além do mais, ao ser exposto a altas temperaturas o policarbonato pode emitir gases tóxicos que a longo prazo podem ser prejudiciais. Também, ele é elástico, mas ele pode quebrar se for forçado.

Outro ponto negativo é que o policarbonato é muito nocivo ao meio ambiente, principalmente se for descartado do jeito errado.

Agora que você já está por dentro das vantagens e desvantagens dos cabos de madeira e policarbonato, entre em contato conosco para saber quais opções temos disponíveis. Aproveite!

1 comentário em “Cabos de madeira x cabos em policarbonato: saiba as vantagens de cada tipo”

  1. Desde menino, hoje tenho 63 anos, já passei por todas as fases de madeira ou de plástico, o meu pai fazia o cabo das facas dele de chifre, além de ficar bonito acho mais forte que madeira ou plastico, hoje prefiro mais de plástico por ser mais higiênico e bonito, mais como as de chifre que fazia o meu velho pai, não existe.

    Responder

Deixe um comentário