Utensílios de cozinha: cabo de madeira ou de policarbonato?

Você já considerou que os cabos dos utensílios de cozinha são partes muito importantes e podem interferir na durabilidade e qualidade deles? Veja quais são as vantagens de ter utensílios com cabo de madeira ou com cabo em policarbonato.

Cada um possui os seus pontos positivos e negativos a se considerar na hora da compra.

Utensílios com cabo de madeira

A madeira se caracteriza por seu visual clássico e rústico. Além de que pode ter uma vida útil maior que outros materiais.

Vantagens

A princípio, os cabos de madeira não costumam conduzir o calor facilmente, podendo ser usados por longos períodos e a temperaturas bastante altas.

São ideais para receitas mais demoradas, nas quais é necessário mexer frequentemente.

Além disso, eles tendem a durar mais do que outros materiais, já que são mais resistentes. Inclusive, podem aguentar comidas espessas sem dobrar ou quebrar.

Ainda por cima, são menos prejudiciais ao meio ambiente quando descartados, já que são de material orgânico, de mais fácil decomposição na natureza.

Desvantagens

No entanto, a madeira tende a acumular muitas bactérias e impurezas.

Para evitar riscos à saúde e eliminar os microrganismos, é preciso lavar o cabo de madeira de um jeito específico:

1. Misture 2 colheres de água sanitária com 2 xícaras de água quente e 1 colher de bicarbonato de sódio.

2. Deixe a parte de madeira de molho por 20 minutos.

3. Enxágue bem para que não reste nenhum resíduo da solução.

4. Deixe secar bem ao ar livre antes de guardar.

Apesar da desinfecção ser possível, é um processo demorado e chato, além de que a madeira demora muito para ficar completamente seca.

Utensílios com cabo de policarbonato

Mulher cortando repolho com faca com cabo de policarbonato. Outros utensílios de cozinha ao fundo.

O policarbonato é um polímero de cadeia longa, ou seja, um plástico. Ele faz parte de um grupo chamado de termoplástico, devido à sua habilidade de se tornar viscoso e, portanto, fácil de modelar quando atinge certa temperatura.

É difícil que atinja uma temperatura tão alta dentro da cozinha, mas mesmo assim é um risco.

Vantagens

Ao contrário do cabo de madeira, o cabo de policarbonato é mais higiênico e não acumula bactérias, assim sendo mais fácil de lavar e mais seguro para a saúde nesse aspecto.

Ainda mais, assim como a madeira, o policarbonato não conduz bem o calor e é usado como isolante térmico.

Desvantagens

Por outro lado, o cabo de policarbonato pode derreter por causa do calor intenso do fogo. Por isso, não se deve usá-lo perto do fogão por muito tempo. Além do mais, ao ser exposto a altas temperaturas o policarbonato pode emitir gases tóxicos que a longo prazo podem ser prejudiciais. Ele também é elástico, mas pode quebrar se forçado.

Outro ponto negativo é que o policarbonato é muito nocivo ao meio ambiente, principalmente se descartado do jeito errado.

Agora que você já está por dentro das vantagens e desvantagens dos cabos de madeira e policarbonato, entre em contato conosco para conhecer nossas opções de utensílios de cozinha. E não deixe de conferir outras dicas para sua casa em nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe