Batedeira ou amassadeira: Qual escolher? 

Você sabe dizer quais são as diferenças entre a batedeira e a amassadeira (ou masseira)?

Muita gente se confunde com as duas máquinas, mas saiba que elas não trabalham da mesma forma.

Ao longo deste texto, você vai descobrir o que difere um equipamento do outro. Além disso, vai conhecer os principais tipos de aparelhos.

Funcionamento

Pode-se dizer que a principal diferença entre a batedeira e a amassadeira seja o modo de funcionamento de ambas as máquinas. No que diz respeito à amassadeira, a força e a característica de maior contato entre o eixo e o tacho, que é a bacia, permitem que a farinha absorva a água.

Desse modo, cria-se uma espécie de rede de glúten, uma proteína presente no trigo que liga uma molécula à outra, quando hidratada, formando uma longa cadeira. Assim, forma-se uma textura de véu, como se fosse um chiclete de bola.

Por isso, trata-se de um ponto importante para a produção de pães, já que esse véu segura os gases que surgem na fermentação, que ocorre pela levedura.

A batedeira, por outro lado, trabalha com outras reações físico-químicas. Quando está batendo a massa de um bolo, por exemplo, não é preciso chegar a essa textura de véu. Basta, então, apenas deixar a mistura homogênea ou aerar a massa.

Leia também: 6 motivos para ter uma batedeira profissional em sua doceria

Utilidade

Quando comparamos a batedeira com a amassadeira, percebemos que os dois aparelhos são úteis para diferentes fins.

A batedeira é uma peça mais usada para massas leves ou de consistência média. Estamos falando de cremes, chantilly, claras em neve e coberturas de bolo. Isso porque a batedeira é ótima para aerar a massa e criar bolhas de ar.

A amassadeira, por sua vez, é capaz de lidar com massas sólidas e mais aptas para executar uma série de processos seguidos. Isso ocorre porque trata-se de uma peça que trabalha com uma maior força no alcance do ponto certo.

Além disso, na maioria das vezes ela conta com duas velocidades: a inicial, para homogeneizar ingredientes; e a alta, que serve para atingir a textura correta.

Leia também: Como fazer pão na masseira

Teor de umidade

Massa de pão

Outra diferença importante entre a batedeira e a amassadeira é o teor de umidade das massas em que cada uma trabalha. E isso tem tudo a ver com o que falamos há pouco, a respeito de que tipo de trabalho cada peça é mais útil.

No que se refere à batedeira, a peça trabalha com margens de 80% a 100% de líquidos. Afinal, trata-se de um aparelho útil para massas leves ou de média consistência, como claras em neve e coberturas.

A amassadeira, por outro lado, trabalha com teores de líquido menores. No geral, os números variam entre 50% e 90%, já que a peça pode trabalhar com massas mais sólidas, como as massas de pães.

Preço

Como você poderia prever, os preços de batedeiras e amassadeiras são distintos. Eles variam de acordo com o modelo e, é claro, conforme a capacidade de cada peça.

No entanto, em geral, as amassadeiras demandam investimentos maiores. Afinal, elas são mais robustas e capazes de trabalhar com materiais mais sólidos do que a batedeira.

Qual escolher – batedeira ou amassadeira?

Se acaso você tem dúvidas sobre qual peça comprar, vamos te ajudar a fazer a melhor escolha. Fique atento às nossas dicas!

Amassadeira espiral

Quem precisa de uma amassadeira para fabricar qualquer tipo de massa deve escolher a espiral. Ela é capaz de trabalhar de modo cuidadoso, não sobrecarregando os ingredientes, já que o tacho e o gancho giram de maneira uniforme, permitindo uma mistura mais suave.

Além disso, a amassadeira espiral conta com duas velocidades. A primeira, mais baixa, permite uma combinação homogênea, enquanto a alta pode desencadear o glúten da massa.

Leia Também: O que observar na hora de comprar sua masseira?

Amassadeira rápida

A amassadeira rápida, por sua vez, é ideal para pequenos e médios negócios que precisam preparar massas em grande quantidade e com rapidez. São os casos de padarias e pizzarias, por exemplo.

Diferente da espiral, a amassadeira rápida conta com tacho fixo. Isto é, assim apenas o batedor se move para misturar a massa.

O seu ponto alto é a rapidez e a facilidade de uso. No entanto, como ela é muito rápida, ao invés de formar a rede de glúten, pode acabar quebrando as proteínas do trigo.

Amassadeira basculante ou semi-rápida

Já a amassadeira basculante ou semi-rápida conta com uma grande capacidade de desenvolvimento. Além disso, trata-se de uma peça com ótimo custo-benefício.

Pequenos empreendedores são o público ideal desta amassadeira. Lanchonetes, confeitarias e profissionais que atuam em casa, por exemplo, costumam optar por ela.

Seu funcionamento ocorre por meio de pás que fazem um preparo parecido com o manual. No entanto, com mais rapidez e uniformidade.

Do mesmo modo, a amassadeira basculante ou semi-rápida pode sovar uma série de massas, com pães, pizza, panquecas, pastéis e macarrão.

Batedeira planetária

No que diz respeito às batedeiras, o modelo planetário é o mais completo. Ele possui recursos e potências profissionais, ideal para o preparo de receitas mais complexas, assim como para o uso frequente.

A batedeira planetária possui batedores sofisticados, com movimentos ágeis. Na maioria das vezes, ela também conta com acessórios diversos, que a tornam uma legítima ferramenta de trabalho.

Trata-se de um modelo superior à batedeira orbital, de desempenho médio, e da portátil, que é compacta e usual apenas para o uso doméstico.

Conclusão

Ambos os equipamentos são fundamentais, mas entender a fundo as suas características e funções é muito útil no momento da compra.

Ao longo deste artigo, você conheceu vários modelos de batedeiras e masseiras. No site da Norte Refrigeração você pode conferir mais equipamentos disponíveis:

Acessar Site

Aliás, para mais informações ou dúvidas sobre os nossos produtos, fale com os nossos consultores via Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe