Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Armadilha luminosa vale a pena?

Armadilha luminosa no açougue / Destaque para mosca sob a marca de "proibido"

As moscas são velhas conhecidas do setor alimentício, uma vez que estão sempre presentes ao redor dos alimentos e nos locais de preparação destes.

Quando se trata de açougue, é muito comum a presença da mosca doméstica e da mosca varejeira. Esses animais são grandes vetores de doenças, pois transportam microrganismos que podem fazer mal aos seres humanos.

Por sua vez, a carne é um produto que precisa de um armazenamento cuidadoso para garantir sua qualidade, como o estoque em câmaras frias, por exemplo.

Você pode ler mais sobre a norma que estabelece as condições desse tipo de trabalho no nosso artigo “Câmara fria: conheça a NR-6 e os EPIs necessários“.

Por serem atraídas pelo cheiro da comida, deve-se fazer um planejamento para que se evite a presença de moscas no recinto.

A luz como fator de atração

Luz de lâmpada atraindo insetos

Além de serem atraídas pelo odor, as moscas também são atraídas pela luz. Esses animais que se aproximam pela luminosidade e vão em direção à luz são conhecidos como fototrópicos positivos.

Frequências de onda diferentes influenciam insetos diferentes. Por isso, é importante entender as reações dos bichos para cada estímulo, porque esse conhecimento pode ser um aliado na hora de combatê-los.

A armadilha luminosa como aliada no controle de pragas

A armadilha luminosa tem um papel importante quando se trata de combater pragas. Como dito anteriormente, esses insetos são atraídos pela luz, logo, esse objeto é composto por uma fonte de luz que emite raios UV.

Em um dos métodos, a luz é envolta por grades que estão eletricamente carregadas, ao ponto de que quando os insetos encostam acabam morrendo por eletrocussão.

Armadilha luminosa

Ter um aparelho desses no seu açougue é uma garantia da qualidade e do compromisso da sua empresa para com o seu cliente, visto que mostra sua preocupação com a segurança alimentar do produto.

Instalando sua armadilha luminosa

Apesar de a armadilha luminosa ser uma ótima opção para o controle de pragas, é preciso se atentar a algumas medidas na instalação que otimizam seu uso.

Então aqui vão algumas dicas para aproveitar melhor a armadilha luminosa:

  • Escolha locais que estejam aproximadamente a dois metros de altura, sem nenhum tipo de móvel ou sombra que possa atrapalhar seu funcionamento.
  • O aparelho pode ficar tanto em cima de superfícies, quanto parafusado na parede. Existem modelos disponíveis para todos os gostos e necessidades.
  • Se ligada por 24 horas, a armadilha luminosa captará insetos de hábito noturno, o que significa uma grande eficácia.

É importante colocar o equipamento em um local que seja perceptível para os insetos, mas que não acabe atraindo outros que estiverem na parte de fora do local.

Colocando seu conhecimento em prática

Agora que você entende sobre o comportamento das moscas e sobre o uso da armadilha luminosa, já pode se programar para adquirir a sua e acabar de vez com as pragas no seu açougue.

Em nosso site você acha vários modelos de armadilhas luminosas, como Extinsect 100cm SGS para parede ou a Extinsect 50cm DG para teto.

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp se tiver alguma dúvida ou para comprar o que você precisa. E não deixe de conferir as dicas para açougue em nosso blog.

0 0 Votos
Avalie este artigo
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] clientes que não gostam de ir à açougues por conta da bagunça, filas, insetos, sujeira, falta de organização, mau cheiro e entre […]

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    1
    0
    Adoraríamos receber sua opinião por favor, comente!x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email