Festas infantis: 8 dicas para empreender nesse mercado

Criança assoprando vela no bolo em festa infantil

Está pensando em empreender em mercados voltados para o público infantil? Pois saiba que o nicho de festas infantis tem crescido e se modernizado nos últimos anos.

Organização de festas infantis é um segmento que ganha cada vez mais a simpatia da família brasileira, visto que representa uma enorme conveniência ao encurtar o tempo e os esforços para a realização das festas, disponibilizando desde a terceirização de mão de obra à combinação de serviços completos como locação de espaço, cozinha, animadores de festa, som, luz e equipamentos de lazer.

Conveniência e preço são palavras mágicas para o consumidor moderno e, por isso, empresas de serviço que desejam crescer em qualquer mercado precisam se tornar hábeis em tornar tudo mais fácil, acessível, ágil e, ainda, precificar o que oferecem de forma competitiva.

E o motivo é quase óbvio, já que tempo é algo cada vez mais escasso em nossas rotinas, cada vez mais atribuladas. De fato, vender serviço é vender tempo. Ainda mais se tratando de festas infantis, o tempo que levaria para organizar um espaço familiar, decorá-lo, planejar e comprar o cardápio da festa, contratar profissionais, escolher os itens de diversão da criançada e por aí vai, ufa! Com toda a certeza é cansativo.

Por tudo isso, as possibilidades neste mercado são muitas, de serviços mais segmentados a portfólios mais completos e, por isso, há oportunidades a serem exploradas, desde que você se proponha a desenvolver um negócio com diferenciais acessíveis ao seu público.

crianças brincando em festa infantil

A seguir, descubra como desenvolver um negócio voltado para o segmento de festas infantis e aprenda a criar condições favoráveis para prosperar nesse mercado.

1 – Planeje como irá atuar

Em primeiro lugar, considere o que já está amplamente ofertado por outras empresas e o que ainda não está sendo explorado. Descobrir nichos ainda não trabalhados pode ser um caminho interessante, já que você poderá fazê-lo oferecendo a subcontratação dos seus serviços por empresas já estabelecidas, formando parcerias com outras marcas e, dessa forma, pegando carona em negócios que já estão rodando.

Por exemplo: se na sua cidade há muita oferta de buffets ou espaços para eventos infantis, considere criar serviços de animação, locação de estrutura de lazer ou shows com temáticas infantis.

2 – Controle todos os gastos

Quanto aos aspectos financeiros do negócio, controle tudo na ponta do lápis, com atenção aos custos escondidos, por exemplo taxas de antecipação para pagamentos no cartão de crédito, custos logísticos, depreciação de materiais, juros, entre outros.

Faça a previsão do capital de giro necessário para cobrir todos os custos até que o negócio alcance o seu ponto de equilíbrio, que é quando as receitas se tornam iguais às despesas. No entanto, raros são os casos em que o capital de giro é calculado para um período inferior a 1 ano.

3 – Será um negócio local ou itinerante?

Por exemplo, o serviço será oferecido em um local próprio ou será ofertado em espaços de festas de terceiros? Se for ofertar estruturas e equipamentos, considere a mão de obra de instalação e o traslado até o local. Portanto, não deixe de incluir isso no seu preço final.

4 – O cardápio de sucesso das crianças

Antes de mais nada, se for produzir refeições e guloseimas para o público infantil, não deixe de ter um programa de treinamento para qualificar a sua equipe quanto a cuidados de higiene, uso dos equipamentos de cozinha e o preparo das receitas. Veja abaixo os itens de maior sucesso entre a criançada:

  • Mini Pizzas
  • Crepes
  • Hot-dogs
  • Mini Hambúrgueres
  • Empanados
  • Pasteizinhos
  • Risoles
  • Batata Frita
  • Pipoca
  • Algodão Doce
  • Tortas
  • Sorvetes
crianças comemorando aniversário em festas infantiis

Na loja virtual da Norte você encontra um mix variado com a estrutura necessária para o preparo destas refeições. Dá só uma olhada abaixo:

Forno
Máquina de Crepe
Char Broiler
Frigideira
Chapa
Estufa
Fritadeira
Pipoqueira
Máquina de Algodão Doce
Utensílios de Cozinha
– Sorveteira

5 – Personalize a experiência das crianças

A princípio personalizar é um caminho bem interessante e uma grande tendência nos dias de hoje. Criar experiências únicas para a criançada têm feito grande sucesso nos eventos infantis.

Por isso, pense em formas de personalizar camisas, balões, bolos e brindes em tempo real, na hora em que tudo acontece na festa. A tecnologia está aí e oferece milhares de oportunidades para impressões de fotos, bordados digitais, impressões térmicas, impressões 3D e muito mais.

6 – Luz e som

Antes de tudo, djs especializados no público infantil têm sido cada vez mais requisitados. Oferta de espetáculos musicais temáticos, ou mesmo a locação de equipamentos de luz e som: “lasers”, canhões de luz, mesas amplificadoras, caixas acústicas, microfones, equalizadores e karaokês são algumas opções.

Se for alugar equipamentos, não esqueça de envolver um operador técnico para garantir a instalação e seu uso de maneira correta. Se desejar trabalhar com escala, atendendo a vários eventos ao mesmo tempo, você deve planejar a compra de várias unidades de cada item de locação e contar com mais de um operador.

7 – Segurança e cuidados emergenciais

Até mesmo negócios relacionados à segurança e cuidados de higiene para o público infantil podem se tornar serviços. Desde a terceirização de cuidadores para a supervisão das crianças à locação de câmeras de vídeos para monitoramento, bem como cercadinhos, fraldários e primeiros socorros. É sempre bom lembrar: conveniência e preço.

8 – Criatividade

Criança fantasiada em festa infantil temática

Por fim, as possibilidades no setor são quase infinitas se a criatividade estiver a serviço do empreendedorismo. O importante é:

  1. Planejar para avaliar as oportunidades de mercado;
  2. Encontrar formas de atender demandas ainda não exploradas;
  3. Inovar para criar novos caminhos no segmento.

Lembre-se de que tudo deve resultar em uma festa cheia de encantamento e alegria. De tal forma que isso requer a habilidade de lidar com pais e filhos que buscam por momentos memoráveis. Depois, é só pôr as mãos na massa e trabalhar até criar excelência.

Lembre-se: gestão e imaginação devem caminhar juntas.

Se acaso desejar saber mais sobre negócios, não se esqueça de conferir nossos outros conteúdos para empreendedores. Até a próxima!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe