Exaustores de ar: como escolher o modelo ideal para você

Todo cozinheiro tem paixão pelo que faz e adora trabalhar na sua cozinha. No entanto, o calor gerado na preparação dos alimentos pode deixar o local literalmente quente. Exaustores de ar são equipamentos tão essenciais quanto um forno ou fogão, pois tornam o ambiente mais agradável.

Ele é responsável por sugar o ar quente, fumaça e cheiro de gordura, que ficam impregnados na cozinha para fora. Na hora de escolher um modelo de exaustor, é muito comum ficar na dúvida entre coifa e exaustor. Os dois têm funções parecidas, mas é preciso avaliar suas necessidades para acertar na escolha.

Exaustor de ar para cozinha

Exaustor de ar é um aparelho, geralmente, fixado na parede ou no teto da cozinha. Suas hélices sugam o ar quente interno e devolvem o ar mais frio do lado de fora. De fácil instalação, o local ideal para sua colocação é acima do fogão, para captar melhor a fumaça que sobe.

Basicamente, existem dois tipos de exaustores de ar, o axial e centrífugo. Além disso, eles podem ter diferentes tamanhos e potência. Quanto maior, melhor será a sua eficiência na ventilação. Os modelos mais potentes são indicados para lugares mais amplos, pois têm maior capacidade de vazão.

Qual a diferença entre axial e centrífugo?

Exaustor axial é o modelo mais tradicional. Ele tem esse nome porque as lâminas giram em torno de um eixo, como um ventilador. Eles puxam o ar em direção a esse eixo e expulsam para fora em um fluxo contínuo. O axial tem mais capacidade de vazão, quantidade de ar que passa, mas trabalha sob baixa pressão.

Em contrapartida, o centrífugo oferece uma pressão maior e menos vazão. Essa característica permite direcionar o fluxo de ar em um sistema de tubulação mais longa, onde a resistência do ar e a pressão são maiores.

Qual é o modelo ideal?

Exaustor axial é mais indicado para uso geral, como nas cozinhas, por exemplo. Sua instalação é bem mais simples, porque dispensa um sistema de tubulação, basta fazer um buraco no alto da parede para encaixar o aparelho.

Ele deixa a cozinha mais arejada por trocar o ar quente pelo frio. Isso é fundamental para manter a temperatura mais equilibrada e garantir o conforto das pessoas. Isso também ajuda na conservação dos alimentos que estão fora da geladeira e evita a umidade.

Os exaustores tipo axial têm preços mais em conta em relação aos modelos centrífugos e são bem eficientes e silenciosos, você nem vai perceber sua presença.

Escolha certa

Sabemos que a escolha de equipamentos pode ser uma tarefa difícil à primeira vista. Afinal, são tantas opções de produtos, marcas, modelos e diversas especificações técnicas que fogem do nosso alcance. Nessa hora, é fundamental contar com quem realmente entende do assunto.

A Norte Refrigeração possui mais de 50 anos de atuação no mercado para dar ao cliente toda a segurança necessária ao adquirir qualquer produto. Fale com um de nossos consultores pelo no WhatsApp para atender você.