Embaladora à vácuo: Vale a pena comprar uma?

Uma dúvida comum de quem está no segmento de alimentação é se vale a pena comprar uma embaladora a vácuo. Para quem vende produtos frescos, convencer o cliente de que seus produtos são os melhores depende de que estejam bonitos, conservados e apetitosos.

Nenhum cliente deseja comprar uma carne, fruta ou legume com aparência ruim, e uma preocupação que tem sido cada vez mais evidente é a manutenção dos valores nutricionais dos alimentos.

A Norte Refrigeração entende que tanto o empreendedor que está começando agora, quanto o comerciante mais experiente desejam oferecer qualidade a seus clientes e por isso separou tudo o que você precisa saber sobre embalagens a vácuo.

Embalagens a vácuo e conservação de alimentos

Embaladoras a vácuo ou seladoras a vácuo são ferramentas para embalar produtos tirando todo o ar de dentro da embalagem. O objetivo é aumentar a vida útil do alimento e garantir a conservação de suas características.

Além disso, entre as vantagens de utilizar embalagens a vácuo, também podemos apontar que ajuda na armazenagem e transporte do produto: você pode fracionar um alimento e armazená-lo sem que ele pegue o odor de outros.

Os alimentos embalados a vácuo podem durar até 6 meses, pois o procedimento impede a oxidação do alimento. Isso representa aumentar a validade em até 10 vezes, o que pode ser uma oportunidade para quem quer expandir o negócio e aumentar o prazo de validade de seus produtos.

Além de reduzir a níveis muito baixos a disponibilidade de oxigênio nas embalagens, também impede a troca gasosa entre o alimento e o ambiente. A espessura do filme utilizado também interfere na permeabilidade de vapor d’água.

Embalagens a vácuo e refrigeração

As embaladoras a vácuo evitam a formação de gelo nos alimentos que estão em congeladores e mantêm o alimento natural, mesmo depois de ultracongelamento em câmaras frias.

No caso de carnes, por exemplo, uma das técnicas mais eficazes para aumentar a vida útil da carne é a combinação de embalagem a vácuo com baixas temperaturas.

Nessas condições, é possível conservar a carne por aproximadamente três meses, o que é um fator determinante para quem deseja exportar o produto.

Mas não é apenas a carne. Uma jabuticaba Sabará, por exemplo, pode ter o dobro de vida útil sob as condições de embalagem a vácuo associada à refrigeração. Ou seja, são vários os alimentos que podem ser melhor conservados por esse método.

Alimentos que podem ser embalados a vácuo

Outra questão comum é que tipo de alimentos podem ser embalados a vácuo. São inúmeros: carnes, peixes, grãos, verduras, legumes, salgadinhos, pães, massas e laticínios.

Em todos os casos, o produto não desidrata, não cria cristais de gelo, aumenta sua vida útil, não se contamina, nem pega o odor de outros alimentos e mantém sua qualidade nutricional, sabor e textura.

Conheça a Norte Refrigeração

Como você pode ver, uma embaladora a vácuo pode trazer economias significativas e possibilitar o crescimento do seu negócio.

Na Norte Refrigeração, você encontra todos os produtos necessários para o seu negócio no mesmo local. Nosso portfólio certamente possui as embaladoras e soluções de refrigeração que você precisa, com qualidade, durabilidade e resultados que farão toda a diferença nas suas vendas.

Conte com nossos consultores para escolher os melhores equipamentos para o seu negócio. Acesse nosso site para mais conteúdo e confira nossos produtos ou nos procure pelo Facebook ou pelo Instagram.

Deixe um comentário