Degelo manual de refrigeradores: Como realizar em 3 passos simples

O refrigerador é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa e em muitos empreendimentos. Mas, para que o seu funcionamento seja eficiente e assegure a conservação dos alimentos, é fundamental que o degelo do equipamento esteja em dia.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo bem simples para te ajudar a realizar o degelo manual do seu refrigerador da forma mais fácil possível. Confira!

1 – Desligue o refrigerador

O degelo deve ser feito sempre que o gelo atingir uma espessura maior do que um centímetro. O primeiro passo é desligar o refrigerador, retirando seu plugue da tomada. Depois, deve-se recolher todos os alimentos do seu interior.

É importante que você se programe com antecedência para realização do procedimento, evitando comprar alimentos que estragam rapidamente. Isso porque será necessário deixar o refrigerador desligado por um período que, dependendo do tamanho do eletrodoméstico e do nível de gelo acumulado, pode chegar a até duas horas ou mais.

Uma dica para minimizar as chances de danificar os alimentos é colocá-los em algum recipiente térmico ou até enrolados em papel alumínio durante o degelo.

2 – Aguarde o gelo derreter

Após desligar o refrigerador e retirar os alimentos, basta esperar que todo o gelo acumulado seja derretido. Deixe a porta do eletrodoméstico aberta e, se quiser acelerar o processo, ligue um ventilador direcionado para o seu interior.

Normalmente, os refrigeradores têm um compartimento para coleta da água do degelo. Se esse não for o seu caso, coloque um recipiente embaixo do dreno de degelo para esse armazenamento.

Você ainda pode aproveitar que a geladeira está desligada para fazer uma boa limpeza, utilizando água e bicarbonato. Mas jamais passe produtos químicos, como álcool, detergentes e ácidos, que podem gerar odores e prejudicar o funcionamento do equipamento.

Também não utilize facas e nem objetos pontiagudos para auxiliar na limpeza ou na remoção do gelo, pois eles podem acabar furando o tubo de gás.

Se você está procurando um refrigerador novo, acesse nosso site e confira as melhores opções disponíveis no mercado!

3 – Remova a água do aparador e ligue o refrigerador

Depois que todo gelo estiver derretido, você deve remover a água do aparador ou da bacia utilizada para a coleta. No primeiro caso, seque bem o aparador antes de inseri-lo de volta no refrigerador. Também recoloque os alimentos no eletrodoméstico.

Após isso, é só conectar o plugue na tomada e reativar a sua geladeira, agora descongelada e limpa.

Outros tipos de degelo

Cada refrigerador tem características próprias e precisa de cuidados específicos. Por isso, é sempre importante estar atento ao manual e às especificações do seu equipamento. Geralmente, o degelo manual é necessário nos refrigeradores mais antigos ou econômicos. Além dele, outros degelos comuns são o seco e o automático.

No seco, não é preciso desligar o refrigerador e nem deixar a porta do equipamento aberta. Basta retirar os alimentos e apertar o botão de degelo. A água vai, então, escoar para uma bandeja que fica atrás do eletrodoméstico e é projetada para realizar uma evaporação natural.

Já o degelo automático, como o próprio nome diz, acontece de forma automática, o que é prático, mas gasta mais energia. Ele é realizado nas geladeiras Frost Free.

Se você quer saber mais sobre os modelos de refrigeradores, entre em contato no nosso Whatsapp! Podemos te ajudar a escolher a melhor opção de eletrodoméstico para as suas necessidades.