Cilindro para massas: Laminador x Sovador, leia e aprenda a diferença!

Poucas coisas na vida deixam as pessoas tão felizes quanto provar um alimento bem produzido. E se esse alimento for uma massa (pães ou massa para macarrão) melhor ainda!

Sendo assim, a indústria criou alguns equipamentos para facilitar a vida de quem quer produzir – e também comercializar – estes tipos de alimento. Para trabalhar massa existem o cilindro laminador e o sovador.

Mas qual a diferença entre eles? Leia este artigo para entender e depois compartilhe com seus amigos.

O cilindro sovador

Os cilindros sovadores são um tipo de equipamento produzido para, como o próprio nome diz, sovar alguns tipos de massas. Mais especificamente aquelas de pastelaria e de padaria.

Ele tem a capacidade de homogeneizar e suavizar as massas, utilizando-se de um processo que remove o ar que fica aprisionado dentro delas. Este ar fica no interior da massa por causa do procedimento de amassadura.

O procedimento da remoção de ar da massa é realizado através do cilindro. Ele tem dois rolos grandes e sobrepostos entre si. O espaçamento destes rolos é controlado pelo operador do equipamento. É nesses cilindros que a massa é colocada para ser sovada ou, como também é chamada, cilindrada.

Cada massa necessita de uma quantidade de repetições de sova definida por suas particularidades. Sendo assim, o operador precisa ficar atento para que o resultado esteja a contento.

Está gostando deste artigo sobre a diferença entre o cilindro para massas sovador e o cilindro laminador? Leia e compartilhe com seus amigos. Não se esqueça de visitar o nosso site para conhecer nossos produtos.

O cilindro laminador

O cilindro laminador é utilizado para fazer massas como nhoque, espaguetti, folhados, pastéis, ravióli etc. Para processar esta massa é preciso cuidado. Isto para que as características de cada uma sejam seguidas e que não haja desperdício ou a necessidade de se refazer o trabalho.

No mercado existem modelos que fazem o processamento de 30 Kg até 150 Kg de massa por hora. Tudo vai depender da necessidade de quem compra o equipamento. Além disso, existem dois modelos deste aparelho: o calibrador e o conjugado.

O equipamento calibrador produz as massas através de dois de cilindros que podem ser regulados por quem o opera para que se atinja a espessura ideal. Neste caso, ele é bem parecido com o cilindro sovador. O calibrador é possui com alguns acessórios, como o módulo enrolador, que pode adicionar um filme plástico ao produto final.

Já o cilindro conjugado tem como indicação ser usado para ganho de maior produtividade. Ele tem uma esteira que tem como função laminar e sovar diferentes tipos de massas. A diferença dele para o calibrador é que o cojugado possui três pares de cilindros em sequência.

A esteira permite que, ao final do processo de produção, a massa volte ao primeiro cilindro para que possa ser laminada novamente. Tudo de forma automatizada.

O artigo tirou suas dúvidas sobre a diferença entre o cilindro para massas laminador e o cilindro sovador? Visite o nosso site para conhecer nossos produtos. Podemos ajudar você que quer montar um negócio produzindo crepes. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.

Deixe um comentário