9 equipamentos que toda padaria precisa investir

Seja na linguagem bíblica “o pão nosso de cada dia” ou apenas no popularesco cotidiano “trabalhar pra levar o pão pra casa” esse item versátil e delicioso está na mesa do brasileiro todos os dias.

É fato que, quando falamos em pão, nossa cabeça nos remete a padaria, mas desse mesmo estabelecimento saem tantas outras delícias como bolos, tortas, salgados, baguetes recheadas, doces e itens de conveniência em geral.

A padaria é mais do que apenas um lugar para comprar o pão do café da manhã ou ainda comer o famoso pão na chapa com o café “pingado”. Esse comércio cresceu, evoluiu e se tornou uma ótima opção para fazer as suas refeições, happy hour e até compras.

Por essas e outras, investir numa padaria pode ser uma ótima opção para um apaixonado por gastronomia e/ou confeitaria, um investidor que procura retorno em médio prazo, comerciante focado na alimentação e pessoas com perfis semelhantes aos já citados.

Quero montar uma padaria, e agora?

Após um ótimo estudo de mercado, cursos básicos de administração, noções de confeitaria e panificação, equipe engajada, dinheiro na mão e paixão pelo comércio, sua padaria pode deixar de ser um sonho e se tornar uma doce realidade. Com o perdão do trocadilho.

Ser membro de uma família de padeiros, cozinheiros ou confeiteiros, ou ainda herdar um estabelecimento já estabelecido podem ser as maneiras mais “fáceis” para ingressar nesse negócio, porém, certamente não é a única.

Pessoas engajados e audaciosas, que estudam o tema de maneira profissional – faculdades e cursos gastronômicos, ou ainda amadores – autodidatas, curiosos e estudiosos – são bem vindos nesse setor do comércio brasileiro que cresce de forma vertiginosa.

Quais principais itens para montar uma padaria?

De pouco vale o investimento de tempo, dinheiro, conhecimento e equipes altamente preparadas se você não tiver a seu dispor o maquinário adequado. Aquele que além de ser fundamental para que tudo aconteça, aumentará sua produtividade e será a garantia da sua qualidade.

Para te ajudar, falaremos sobre os equipamentos elementares que garantem o bom funcionamento de uma padaria. Mas antes de nos aprofundarmos em cada um deles, saiba que o e-commerce é sua melhor opção para comprar seu equipamento.

Encontrar o fornecedor correto pode ser a peça que faltava no seu quebra-cabeças.

Amassadeira

A amassadeira é um maquinário essencial no seu comércio de panificação. Ela é responsável por dois processos importantíssimos. Tornar homogêneos todos os ingredientes da massa e também garantir o ponto correto.

Ela é mais forte que a batedeira e garante uma melhor fusão dos líquidos com a massa. Essa mistura mais arrojada garante pontos específicos para o preparo de alguns produtos.

Batedeira

A batedeira tem a mesma função para a qual você a utiliza em sua residência para receitas domésticas, mas a batedeira de padaria tem maior capacidade de força para misturar uma quantidade maior de ingredientes.

Esse item é utilizado para receitas que envolvem preparos mais delicados, comparado com a amassadeira, a batedeira é mais sútil e utilizada em preparos específicos, como massas leves e pastosas.

Forno

O assamento perfeito da sua massa pode ser a garantia de sucesso do seu negócio. Um forno bom é fundamental para assar com perfeição pães, bolos, tortas dentre outros. Cabe a você descobrir dentre as tantas opções de forno, qual melhor atende sua necessidade.

Entre as possibilidades, existem os fornos próprios para panificação. Alguns dos fornos disponíveis no mercado são o de convenção, turbo e lastro.

Divisora de massas

Esse item vai garantir que todos os seus pães tenham o mesmo peso, pois através de um mecanismo essa máquina é capaz de dividir o montante da massa em frações proporcionais e idênticas. Ela permite achar a equação ideal entre quilo e unidade.

Modeladora de massas

Como o próprio nome já sugere, esse equipamento é responsável por torna aquela porção de massa que saiu da divisora, em um modelo de pão que estamos acostumados a consumir. Esse processo torna a produção mais eficaz e padronizada.

Câmara de crescimento

Assegura uma temperatura ideal e estável, para que os processos químicos que envolvem a interação dos ingredientes com o fermento aconteçam, garantindo assim que massa cresça o necessário antes de ser levada ao forno.

Balança

A balança de padaria oferece uma elevada precisão ao pesar qualquer produto. Ela é fundamental, pois em muitos preparos que envolvem massas, uma grama a mais ou a menos de determinado item pode garantir o sucesso, ou fracasso da receita final.

Refrigerador

Com ele é possível manter em temperatura ideal todos os itens que necessitam de refrigeração e quando falamos em padaria esses itens são muitos. O refrigerador garante maior vida útil e preservação dos alimentos e ingredientes.

Cilindro para massa

Esse equipamento é utilizado em panificadores e outros estabelecimentos que trabalham com massa fresca para consumo. Ao ser passada pelo cilindro, ele garante que todo o ar indesejado saia da massa.

Os itens descritos e analisados acimas são aqueles que toda padaria precisa dispor. Mas podemos citar ainda os fatiadores de frios e pães, expositores, mesas de inox, cafeteira, vitrine aquecida etc.

Todos os produtos listados acima são facilmente encontrados através do site e também por meio das redes sociais da empresa.

Investimento em equipamentos

Está mais do que comprovado que investir em equipamentos de alta qualidade para uma padaria é fundamental para a prosperidade e vida longa desse comércio. Por mais alto que o investimento possa pareça, nem ouse começar seu negócio sem adquirir todos eles.

Outro bom investimento que você pode e deve fazer é contratar uma equipe experiente e motivada, um ponto comercial apropriado e com alta circulação, divulgação, marketing e a cordialidade com seu cliente.

Definir qual nicho de mercado você pretende atingir garante que seu foco esteja sempre bem ajustado.

Atualmente, existem desde as panificadoras de bairro que oferecem o trivial de maneira mais objetiva e barata, até as padarias gourtmetizadas para um público mais refinado e exigente, com produtos delicados e sofisticados.

Ache o parceiro ideal

Encontrar o parceiro ideal para fornecer todo maquinário com qualidade e preço justo será uma lição de casa importante. Não procure muito, confie em quem entende e pode suprir a necessidade com excelência além de atuar no mercado há mais de 50 anos. Precisa de ajuda? Não perca mais tempo entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário