9 equipamentos que toda padaria precisa investir

Seja na linguagem bíblica “o pão nosso de cada dia”, ou apenas no popular cotidiano “trabalhar para levar o pão para casa”, esse item versátil e delicioso está na mesa do brasileiro todos os dias. É fato que, quando falamos em pão, nossa cabeça nos leva à padaria, mas desse mesmo local saem tantas outras delícias, como bolos, tortas, salgados, baguetes recheadas, doces e itens de conveniência em geral.

A padaria não apenas é um lugar para comprar o pão do café da manhã ou comer o famoso pão na chapa com o café “pingado”. Esse comércio cresceu, evoluiu e se tornou uma ótima opção para fazer as suas refeições, happy hour e até compras. Dessa maneira, investir numa padaria pode ser uma ótima opção para um apaixonado por gastronomia e/ou confeitaria ou um investidor que procura retorno em médio prazo e até mesmo um comerciante focado na alimentação.

Quais os principais itens para montar uma padaria?

Contudo, de pouco vale o investimento de tempo, dinheiro, conhecimento e equipes altamente preparadas se você não tiver a seu dispor o maquinário adequado. Aquele que além de ser fundamental para que tudo aconteça, aumentará sua produtividade e será a garantia da sua qualidade.

Para te ajudar, falaremos sobre os equipamentos elementares que garantem o bom funcionamento de uma padaria.

Masseira espiral G.Paniz para padaria

Masseira

A masseira é um maquinário essencial no seu comércio de panificação, já que é responsável por dois processos importantíssimos: tornar homogêneos todos os ingredientes da massa e garantir o ponto correto.

Ela é mais forte que a batedeira e garante melhor mistura dos líquidos com a massa. Assim, você pode obter pontos específicos para o preparo de alguns produtos.

Batedeira planetária G.Paniz 4 velocidades, para padaria

Batedeira

A batedeira tem a mesma função na padaria e em casa, mas a batedeira de padaria tem mais força para misturar uma quantidade maior de ingredientes.

Esse item é usado em receitas que envolvem preparos mais delicados, uma vez que, comparado com a masseira, a batedeira é mais sútil. Portanto, para massas leves e pastosas, por exemplo, a batedeira é a melhor opção.

Forno refratário industrial Progas para padaria

Forno

O assamento perfeito da sua massa pode ser a garantia de sucesso do seu negócio. Um bom forno é fundamental para fazer pães, bolos, tortas, entre outros, com sabor e textura que seus clientes não vão esquecer. Cabe a você descobrir, no meio de tantas opções de forno, qual a que melhor atende sua necessidade.

Entre as possibilidades, existem os fornos próprios para panificação. Alguns dos fornos disponíveis no mercado são o de convenção, turbo e lastro.

Divisora de massas G.Paniz para padaria

Divisora de massas

Esse item vai garantir que todos os seus pães tenham o mesmo peso, pois essa máquina é capaz de dividir o montante da massa em frações proporcionais e idênticas. Ela permite achar a equação ideal entre quilo e unidade.

Modeladora de massas G.Paniz para padaria

Modeladora de massas

Como o próprio nome já sugere, esse equipamento é responsável por modelar aquela porção de massa que saiu da divisora no formato de pão que estamos acostumados a consumir. Esse processo torna a produção mais eficaz e padronizada.

Câmara de crescimento para pães

Câmara de crescimento

Assegura uma temperatura ideal e estável, para que os processos químicos entre os ingredientes e o fermento aconteçam. Assim, a massa pode crescer o necessário antes de ser levada ao forno.

Balança digital eletrônica

Balança

A balança de padaria oferece uma elevada precisão ao pesar qualquer produto. Ela é fundamental, pois em muitos preparos que envolvem massas, uma grama a mais ou a menos de determinado item pode garantir o sucesso ou fracasso da receita final.

Expositor refrigerado para lanches

Refrigerador

Com ele é possível manter em temperatura ideal todos os itens que necessitam de refrigeração, e quando falamos em padaria esses itens são muitos. O refrigerador garante maior vida útil e preservação dos alimentos e ingredientes.

Cilindro de massas para padaria

Cilindro para massa

Esse equipamento é usado em panificadores e outros estabelecimentos que trabalham com massa fresca para consumo. Ao passar a massa pelo cilindro, você retira dela todo o ar indesejado.

Os itens listados são aqueles que toda padaria precisa dispor. Mas podemos citar ainda os fatiadores de frios e pães, expositores, mesas de inox, cafeteira, vitrine aquecida etc.

Investimento em equipamentos para a padaria

Está mais do que comprovado que investir em equipamentos de alta qualidade para uma padaria é fundamental para a vida longa do negócio. Em outras palavras, por mais alto que o investimento possa parecer, nem ouse começar seu negócio sem adquirir todos eles.

Outro bom investimento que você pode e deve fazer é contratar uma equipe experiente e motivada, além de adquirir um ponto comercial apropriado e com alta circulação. Por fim, não esqueça da divulgação, marketing e da cordialidade com seu cliente.

Além disso, definir qual nicho de mercado você pretende atingir garante que seu foco esteja sempre bem ajustado.

Atualmente, existem desde as panificadoras de bairro, que oferecem o trivial de maneira mais objetiva e barata, até as padarias gourtmetizadas, para um público mais refinado e exigente, com produtos delicados e sofisticados.

Ache o parceiro ideal para sua padaria

Encontrar o parceiro ideal para fornecer todo maquinário com qualidade e preço justo será uma lição de casa importante. Não procure muito, confie em quem entende e pode suprir a necessidade com excelência além de atuar no mercado há mais de 50 anos. Todos os produtos listados são facilmente encontrados no nosso site. Precisa de ajuda? Não perca mais tempo! Acesse as redes sociais da Norte Refrigeração ou entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe