7 dicas indispensáveis para higienizar seu Ar-condicionado

Em países quentes como o Brasil, os aparelhos de ar-condicionado são itens indispensáveis na maior parte do ano. Mas, para garantir o bom funcionamento e a preservação desses eletrodomésticos, é fundamental apostar na higienização correta.

Além de evitar o acúmulo de ácaros, bactérias e fungos, a limpeza ainda previne vazamentos e mau cheiro, reduz os ruídos e até diminui os gastos com energia elétrica.

A boa notícia é que essa tarefa não é nada complicada e pode ser feita em casa, com produtos que todo mundo tem na dispensa.

Confira 7 dicas indispensáveis para higienizar seu ar-condicionado e ganhe saúde, economizando dinheiro.

Escolha os produtos de limpeza corretos

Para preservar o aparelho de ar-condicionado, não use lixas ou polidores nas áreas externas. Não aplique produtos químicos ou água quente, com mais de 40 °C, pois ambos podem estragar os filtros e peças de plástico.

Evite produtos “multiuso” pois podem acabar deixando o aparelho amarelado.

Aposte em limpeza seca

Para evitar riscos e danos, algumas áreas do ar-condicionado não podem entrar em contato com líquido. Para higienizar as unidades internas e o controle remoto, se houver, utilize um pano seco e não adicione produtos químicos.

Só utilize água nas partes externas

Painel frontal, serpentinas e aberturas podem ser limpos com:

– Água;
– Sabão neutro;
– Ou produtos especializados, se necessário.

Nesse caso, vale finalizar secando com um pano limpo e macio.

Cuidado com o mofo

Quem tem ar-condicionado no modelo Split, deve ficar de olho na bandeja de água. Essa peça precisa ser devidamente higienizada e seca, já que o acúmulo de líquido na região pode virar bolor.

Atenção aos filtros

Abra o painel frontal e remova os filtros delicadamente, segurando pelos puxadores. Utilize aspirador de pó e, se a peça continuar suja, lave com água morna e detergente neutro, esfregando suavemente, com uma esponja ou bucha. Deixe secar completamente, de modo natural, e só então coloque novamente no lugar.

Alguns modelos de ar condicionado Split possuem dois filtros, o de carvão ativado e o Hepa. Ambos devem ser limpos apenas com aspirador de pó e retirados, cuidadosamente, antes da higienização dos filtros de nylon.

Em dúvida sobre qual é o melhor modelo de ar condicionado para sua casa, empresa ou negócio? Confira diversas opções em um só lugar no nosso site .

Prevenir é melhor do que remediar

O acúmulo de poluentes e o desgaste causado pela maresia e pela salinidade, comuns nas regiões litorâneas, prejudicam o aparelho e podem estragá-lo a longo prazo. Para proteger seu ar-condicionado, utilize revestimentos ou protetores na área externa.

Como geralmente são feitos de alumínio, essas peças não prejudicam o funcionamento do aparelho, que vai continuar protegido e gelando normalmente.

Contrate profissionais especializados quando necessário

Se, por um lado, a limpeza básica e cotidiana do ar-condicionado é simples e pode ser realizada em casa, é sempre melhor acionar técnicos especializados, quando houver necessidade de manutenção.

Alguns reparos demandam higienização especial e, para evitar danificar o aparelho, é preciso contar com assistência. O ideal é realizar esse procedimento de forma preventiva uma vez por ano.

Além de garantir a circulação de ar menos poluído e evitar contaminações e alergias, cuidar bem do seu aparelho aumenta o tempo de funcionamento do eletrodoméstico e diminui gastos de energia elétrica. Adotando uma simples rotina de limpeza, é possível economizar e até respirar melhor!

Está na hora de comprar um aparelho de ar condicionado novo? Precisa de refrigeração especializada para o seu negócio? Estamos disponíveis no WhatsApp para atender às suas necessidades.