5 Segredos para manter suas facas sempre amoladas

Se tem um instrumento que os cozinheiros, profissionais ou amadores, têm verdadeira afeição é a sua faca. E ainda existe muita dúvida sobre como manter essas peças sempre bem afiadas para ter a melhor performance nos cortes. Afinal, uma faca cega pode representar um sério risco a quem a manuseia e pode se tornar um real teste de paciência, como no corte de carnes para um churrasco, por exemplo.

Então, especialmente para quem utiliza esse instrumento constantemente, é essencial manter o seu fio sempre em dia e, para isso, deve-se manter uma rotina de afiação. Quer saber como fazer isso? Confira neste artigo 5 segredos para manter suas facas sempre amoladas.

Antes das orientações práticas, vamos começar desvendando um mito logo na primeira dica, que é a crença de que a água quente e o ato de descascar cebola fazem a faca perder o fio mais rápido.

Seja uma boa faca de aço carbono ou inox, ela só poderia sofrer algum dano ao ser exposta a uma temperatura de mais de 200 graus, o que não condiz com uma lavagem em água quente. E quanto ao risco de estragar o fio da faca, isso só poderia acontecer ao submeter essa peça a superfícies mais duras, como pratos de porcelana e vidros.

Mantenha o hábito da afiação

Para as facas de aço carbono, utilize uma chaira, pedra ou rebolo, sempre com o máximo de cuidado para que não haja um superaquecimento do gume, o que faz o fio perder o corte com mais rapidez.

Além disso, a afiação em dia representa menor risco de acidentes, uma vez que o usuário não necessita fazer muita pressão durante o manuseio, o que muitas vezes resulta na perda do controle da faca.

Para alinhar o fio de corte na chaira, passe a faca num ângulo de 15° de cada lado, deslizando-a da base à ponta. E, muita atenção, sempre no sentido oposto ao seu corpo para evitar acidentes. Faça esse movimento de cinco a 10 vezes de cada lado da lâmina.

Guarde adequadamente

É importante se atentar a alguns detalhes na hora de guardar a sua faca, como não deixá-las soltas numa gaveta que, em contato com outras peças e superfícies, podem ter o fio danificado, além do risco de ter de tatear para procurar a peça em meio a outras e acabar se machucando.

Da mesma forma, sempre tome o cuidado para não bater a ponta da faca ou colocar muita força, pois se corre o risco de entortar ou mesmo quebrar.

As facas devem ser devidamente guardadas em caixas específicas – bloco de madeira – ou serem sustentadas por um imã de parede – barra magnética – ou ainda serem mantidas em uma bolsa de vinil, muito usada para o transporte dessas peças.

Cuidados durante o uso

Sempre que utilizar a faca para cortar frutas cítricas, alimentos ácidos, como o tomate, e produtos salgados tente lavar a lâmina logo após o uso. Assim, você evita o surgimento de manchas de ferrugem no aço.

Assim como, ao lavar a faca, não a deixe escorrendo para secar sozinha, seque imediatamente com um pano. Vale também a dica de, caso a sua faca tenha o cabo de madeira, nunca colocar na máquina de lavar.

Por fim, para preservar o fio por mais tempo, dê preferência a tábuas de madeira ou plástico.

Cereja do bolo

Ao seguir todas as dicas acima, as suas facas com certeza terão maior durabilidade e se manterão amoladas por muito mais tempo. Mas ainda há um último segredo que pode fazer toda a diferença na manutenção do utensílio mais utilizado na sua cozinha. Toda vez que lavar e secar a faca passe uma camada de óleo comestível.

Então, assim que for utilizar, retire esse óleo da lâmina e use normalmente. Ao lavar novamente, repita esse processo. Interessante, não é?

Está precisando de acessórios para amolar as suas facas ou renovar o seu arsenal? Conheça os melhores produtos na Norte Refrigeração e fale com um dos nossos atendentes no WhatsApp (91) 99363-4823.