5 cuidados para prevenir acidentes com fogões, leia e aprenda

É muito comum que as pessoas comprem eletrodomésticos e já comecem a utilizar, antes mesmo de ler o manual de instrução que acompanha o produto. Quando o utensílio é de uso diário, como o fogão, geralmente seu manual é descartado ou sequer verificado pelo consumidor.

Entretanto, alguns aparelhos do dia a dia podem apresentar riscos altos de acidente, mesmo que a família saiba exatamente como manuseá-los. Afinal, basta um pequeno descuido para que uma queimadura grave ou um incêndio aconteça. Confira abaixo quais são os 5 principais cuidados para prevenir acidentes domésticos com o fogão:

1. Crianças e fogão: combinação perigosa

O espírito aventureiro das crianças e fogão ligado, é uma combinação que pode resultar em acidentes gravíssimos. Crianças mais novas buscam apoio logo nos primeiros anos de vida, na hora de andar e um forno quente ligado ou aberto, é capaz de causar queimaduras e ferimentos nos pequenos, em poucos segundos de distração.

Por isso, é fundamental que, mesmo quando o fogão estiver desligado, as crianças fiquem longe dele.

2. Óleo e vinagre devem ser usados com muito cuidado

Alguns dos produtos mais utilizados na cozinha, como o óleo e o vinagre, possuem alto poder inflamável. Quando for usar líquidos do tipo, tome cuidado para não balançar muito as panelas. O mínimo contato com a chama pode trazer resultados desastrosos.

3. Cabos sempre virados para dentro

Um truque antigo, que as pessoas nem sempre lembram, é o de manter os cabos das panelas para a parte de dentro do fogão. Com isso, evita-se que:

  • A criança puxe a panela para baixo;
  • Algum adulto ou criança esbarre no cabo da panela;
  • Avental ou roupa enganche no cabo.

4. Alimentos destampados

Para aquecer alimentos industrializados que geralmente contem tampas plásticas, deve-se retirar a tampa para proceder em banho-maria. Muitos acidentes acontecem ao deixar a embalagem fechada, o alimento esquenta excessivamente e sua pressão acaba causando uma explosão.

Por isso, é de extrema importância que a água do banho-maria não esteja fervendo e que o alimento esteja destampado, durante todo o aquecimento.

5. Vidro sempre levantado

Enquanto utiliza o forno, evite abaixar a tampa do fogão. O mesmo vale para quando as bocas do fogão foram apagadas recentemente, e ainda estão quentes. O contato do vidro com a superfície aquecida pode causar quebra da tampa e estilhaço do material. Para quem tem criança em casa, é fundamental evitar vidros quebrados e difíceis de recolher.

Para concluir as recomendações acima, veja dicas essenciais para utilizar o fogão da forma mais segura possível:

• Prefira panelas com o fundo plano, sem curvas ou deformidades, para que não corra o risco de desequilibrar de cima do fogão;

• Atente-se ao gás, para evitar escapes, desperdícios e acidentes no caso de vazamento;

• Sempre retire panos de prato e panos de cozinha ao manusear chamas acesas do fogão. O pano de prato que, geralmente, fica posicionado na tampa do fogão, pode ter suas fibras atraídas pela chama e pegar fogo;

• Evite rolos de papel-toalha próximo às chamas acesas do fogão.

Deixe um comentário